Dieta é algo que fácil e frequentemente associamos a passar fome e à falta de prazer em comer. Mas as dietas estão cada vez mais distantes disso. Se uma dieta se quer equilibrada, as quantidades ingeridas devem ser razoáveis e a variedade de nutrientes e de sabores é um imperativo. É possível emagrecer, perder peso e gordura corporal, sem sacrifício e com uma alimentação saudável. Neste artigo partilhamos consigo 6 segredos para o conseguir, comendo bem e ficando saciado:
Esta dica é simples e é o primeiro passo para equilibrar a sua alimentação, torná-la mais saudável, perder peso e emagrecer. Vamos a exemplos práticos:
Dispense as batatas fritas e elimine mesmo as de pacote da sua alimentação. Adora batatas fritas? Vai ser algo difícil para si? Procure alternativas mais saudáveis. Coloque as batatas no forno, para que não absorvam tanta gordura e, se gostar, opte pela batata-doce. Há outra alternativa muito saborosa: batatas a murro envoltas em azeite, alho e orégãos. O tempo despendido na cozinha é maior, mas o sabor é delicioso. A saúde e a silhueta agradecem!
São muito fáceis de consumir nas manhãs atribuladas, mas os níveis de açúcar que contêm não são nada aconselháveis. Porque não trocar esses cereais por papas ou panquecas de aveia, granola, iogurte misturado com fruta ou pontualmente pelo tradicional café com leite e pão, preferencialmente integral ou escuro, com manteiga? São novos hábitos que vão fazer toda a diferença na sua dieta, no seu peso e na qualidade de vida!
Refrigerantes ou sumos engarrafados são autênticos concentrados de açúcar pelo que, tê-los à mão de semear, não é a melhor ideia para quem pretende fazer uma dieta equilibrada, saudável e com resultados na perda de peso. Como alternativa, porque não uma simples água ou vá, uma água aromatizada, uma limonada, um sumo natural, um chá ou um batido com ingredientes caseiros? Ainda lhe vai saber melhor!
Ter pacotes de bolachas disponíveis em casa alicia a comer não apenas 2 ou 3, mas o pacote inteiro. Ora, do ponto de vista nutritivo não têm interesse, a maioria são ricas em aditivos, farinhas processadas e açúcar. Gosta mesmo de bolachas? Procure as soluções melhores, as mais equilibradas e saudáveis. O ideal seria mesmo cozinhar as suas próprias bolachas e biscoitos.
Tem um fraquinho especial por doces, salgados ou enchidos? Não os elimine da sua dieta, isso só irá gerar insatisfação! Identifique quais são os seus pontos fracos e, se necessário, opte por moderar a regularidade e quantidade com que os ingere, intercalando-os com alimentos mais saudáveis. Por exemplo, se gosta de enchidos, acompanhe-os com legumes; se lhe apetece comer salgadinhos como aperitivos, procure que, de seguida, a sua refeição seja mais leve. Para emagrecer, o importante é saber equilibrar e moderar. Queremos que, na sua dieta, continue a comer com prazer e não precisa de, pelo menos de forma repentina, cortar radicalmente com tudo o que gosta de comer. Com o tempo, tudo será mais fácil, o seu palato também estará mais disponível a outros alimentos, o corpo menos viciado em açúcar e comidas processadas e verá que gradualmente não sentirá falta de muito do que comia.
Para se sentir satisfeito sem ter de comer muito, opte por ingerir porções menores nas refeições principais, mas intercale-as com a ingestão de um ou outro alimento. Um iogurte, frutos secos, ovos cozidos, legumes crus, como cenoura, entre outros. Estes alimentos ajudam a saciar e, durante o almoço ou jantar, já não sentirá tanta fome. O segredo de uma dieta equilibrada é estar sempre confortável, sem vontade de comer, para não perder o controlo do apetite.
Uma boa dica nesta matéria é nunca sair de casa sem alternativas para o lanche. Podem ser snakcs simples, como os referidos acima, importa é que os tenha sempre à mão.
É um truque simples, mas ajuda a esquecer o que não lhe faz bem – longe da vista, longe do coração. E, para uma ocasião especial, estarão prontos a oferecer!
Alimentos prontos a serem ingeridos diariamente: legumes, fruta, iogurtes, pão, carne, peixe.
Num momento de aperto de fome, numa situação inesperada, não caia na tentação de fazer más escolhas alimentares. Ovos cozidos no frigorífico, cenoura crua, cortada em palitos, tomate cherry, lavado, são apenas algumas opções.
A tentação de comprar tudo o que faz mal, tudo o que está carregado de açúcar e gordura, é bastante maior e, portanto, é mais difícil de resistir. Utilizar uma lista de compras ajuda a comprar apenas o que é necessário para conseguir uma dieta rica e, por isso, equilibrada.
Fazer dieta é saber comer bem, de forma saudável, equilibrada e natural. Acredite que se o fizer, reflete-se no peso e na saúde. Às vezes, basta alterar pequenos hábitos na sua rotina para o conseguir. Coloque as nossas dicas em prática e partilhe connosco a sua experiência. Quais tiveram mais resultados? E quais foram, para si, as mais difíceis de colocar em prática?
Se tem algum segredo a acrescentar, não hesite em expô-lo! Todas as dicas são bem-vindas, principalmente quando o objetivo é ter uma dieta saudável, sem que isso signifique perder o prazer de comer ou passar os dias com sensação de fome.
Para continuar a receber dicas e sugestões que contribuem para a melhoria da sua saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog! E, se tem alguma sugestão de tópicos que queira ver abordados, porque não partilhar connosco?