Emagrecer: 10 hábitos a adotar para perder peso com sucesso

Emagrecer: 10 hábitos a adotar para perder peso com sucesso

Emagrecer

Emagrecer não se deve apenas à herança genética ou à sorte. Para ter sucesso na redução do seu peso, deve adotar hábitos saudáveis. Pensando nisso, elaboramos um conjunto de 10 boas práticas que deve introduzir no seu quotidiano para perder peso sem sacrifícios.

 

1. Manter um esquema de refeições diárias com alimentos que goste

Todos os dias, escolha alimentos saudáveis da sua preferência para incluir nas quatro refeições diárias (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar). Não deve comer sempre os mesmos alimentos, mantenha o esquema de 4 refeições por dia, mas varie o menu. Tudo o que é repetitivo, torna-se aborrecido e, neste caso, não queremos que a sua dieta se torne enfadonha e difícil de manter.

Se tiver dificuldades em criar um plano alimentar, comece por um plano semanal que já esteja criado e adapte às suas necessidades ou preferências.

 

2. Tomar sempre o pequeno-almoço

Para emagrecer e manter peso, a primeira coisa a fazer ao levantar é tomar o pequeno-almoço. Quem toma o pequeno-almoço, de um modo regular, tem uma maior ingestão de vitaminas e minerais, o que acaba por reduzir a fome e probabilidade de cometer excessos alimentares ao longo do dia.

 

3. Beber água regularmente

A ingestão de água e outros líquidos é uma parte vital de qualquer programa de emagrecimento. A água mantém o corpo a funcionar em homeostasia e ajuda nas diversas funções do organismo. Deve, no entanto, evitar o consumo de refrigerantes, Iced teas ou outras bebidas açucaradas.

Se tem dificuldades em beber água, tente aromatizá-la com frutas ou ervas da sua preferência.

 

4. Comer várias vezes e em pequenas quantidades

Se passar mais do que 3 horas sem comer, os níveis da hormona do stress, o cortisol, aumentam. Quando isso acontece, o corpo recebe a indicação para armazenar gordura na zona abdominal. Comer pequenas refeições, várias vezes ao dia, reduz os níveis de cortisol, o que ajuda, tanto homens como mulheres, a reduzir a gordura abdominal.

 

5. Dar prioridade à ingestão de alimentos integrais

Priorize a ingestão de alimentos integrais e não processados (fruta, vegetais, sementes, etc.). Os alimentos integrais são alimentos de baixa densidade que ocupam muito espaço no estômago, uma vez que contêm muitas fibras que saciam a fome. Têm, ainda, a vantagem de terem poucas calorias.

Os alimentos de elevada densidade, como manteiga, óleos, doces ou gelados, são o oposto. Por não serem saciáveis, acabamos por ingerir grandes quantidades.

Comer, maioritariamente, alimentos integrais, é a maneira mais simples de emagrecer, sem sentir fome nem privação alimentar.

 

6. Conhecer os alimentos

Saber as quantidades de calorias, proteínas, hidratos de carbono e lípidos que a comida que ingere tem, é importante. Adquirir esta capacidade é bem mais fácil do que parece.

Ao ler os rótulos de cada alimento, cuidadosamente, aprende imenso sobre a composição de cada produto. Existem, inclusive, aplicações para o telemóvel e websites que têm esta informação disponível gratuitamente e que lhe facilitam a leitura e perceção da informação contida nos rótulos.

 

7. Incluir o seu prato favorito de forma sensata

Se é algo que não está na categoria “saudável”, mas do qual gosta bastante, então disfrute um pouco. Se eliminar todos os alimentos que adora, apenas vai criar uma frustração e isso vai interferir no sucesso do seu emagrecimento. Permita-se degustar um desses alimentos de vez em quando. Desse modo, também evita comer grandes quantidades desse prato favorito.

 

8. Não ter alimentos “tentadores” em casa

Se não tivermos alimentos em casa, não os comemos. É muito simples. Evite, por isso, ter aqueles alimentos calóricos e pobres em nutrientes (bolachas, batatas fritas, chocolates, gelados e refrigerantes, etc.) aos quais não consegue resistir.

 

9. Não ir à cozinha depois do jantar

O jantar deve ser feito num horário que impossibilite novas visitas à cozinha para petiscar antes de deitar. Não se pretende que fique com a sensação de estômago vazio. É, por isso, importante ajustar a hora do jantar para não sentir fome até à hora de deitar. Desse modo, terá também uma noite mais tranquila.

 

10. Manter o foco também em restaurantes

Emagrecer comendo fora de casa também é possível, basta manter o foco. Quando selecionar a sua refeição deve, se achar necessário, pedir algumas alterações na preparação do prato. Por exemplo, se o molho ou o acompanhamento for mais gorduroso, pedir para trocar por uma opção mais saudável e menos calórica.

 

São apenas 10 boas práticas mas acredite que fazem toda a diferença. Inclua-as no seu dia-a-dia e veja a balança descer. Para além do que, o que perde em peso, ganha em saúde. Vai sentir-se melhor porque hábitos saudáveis são altamente benéficos para o seu organismo. No início, a mudança pode parecer complicada, mas com o tempo estes bons hábitos vão ser naturais, rotineiros e sem esforço.

 


Comentários

Comentários