Emagrecer: 5 Passos Para Uma Perda de Peso Duradoura!

Emagrecer: 5 Passos Para Uma Perda de Peso Duradoura!

Emagrecer

Emagrecer pode parecer um processo difícil e demorado, mas se for sustentado por uma alteração de hábitos e adoção de uma alimentação saudável, torna-se mais eficaz. Ao introduzir rotinas saudáveis no seu quotidiano aumenta as probabilidades de perder gordura e peso e de o manter durante muito mais tempo.

Existem diversas maneiras de emagrecer através da mudança na alimentação. No entanto, a maioria das dietas para perder peso fazem com que tenhamos fome a toda a hora. Para evitar que essa vontade excessiva de comer o faça desistir do seu objetivo de emagrecer, deve focar-se em:

  • Reduzir significativamente o apetite
  • Ingerir alimentos saudáveis
  • Potenciar a saúde metabólica

Tendo isto em atenção, delineamos estes 5 passos para que possa reduzir o peso com facilidade e rapidamente, sempre focando uma alimentação saudável.

 

Passo 1: Calcular a Taxa Basal Metabólica

Um plano alimentar de perda de peso deve ser adequado a cada pessoa. Deve por isso, inicialmente, calcular as calorias diárias necessárias para o seu peso, tendo em conta a atividade diária praticada por si. É a chamada Taxa Basal Metabólica (TBM). Ao fazer essa análise, pode adaptar as calorias que ingere para que possa emagrecer rápido e sem comprometer o seu metabolismo. Por exemplo, para perder até meio quilo por semana deve ingerir menos 500 calorias do que as que normalmente precisaria, mas sempre através de uma alimentação saudável.

Para verificar quais as suas necessidades calóricas e a sua Taxa Basal Metabólica, pode procurar calculadoras automáticas online que fazem esse cálculo tendo em conta idade, peso e altura. Consegue também verificar quais são os alimentos menos calóricos e alguns dos alimentos mais saudáveis para emagrecer.

 

Passo 2: Controlar a dieta diariamente

Reduza ou retire os alimentos e bebidas que apenas adicionam calorias vazias à sua dieta. Refrigerantes e bebidas com açúcar, alimentos processados e altamente calóricos apenas contribuem para um consumo calórico mais elevado e para aumentar o peso.

Estes são também os alimentos que mais estimulam a produção de insulina. A insulina é a maior hormona responsável pelo armazenamento de gordura no corpo. Quando a insulina diminui, a gordura tem maior facilidade em ser removida dos depósitos de gordura acumulada e ser metabolizada.

Verifique sempre os rótulos das bebidas e alimentos processados e foque a sua atenção na quantidade de açúcar e no valor energético de cada porção.

 

Passo 3: Consumir proteínas, vegetais e gorduras insaturadas

Priorize uma alimentação saudável, substituindo os alimentos altamente calóricos por opções com baixas calorias como, por exemplo, produtos frescos. As frutas e vegetais são naturalmente mais baixos em calorias e não contêm aditivos como sal, que provoca retenção de água no organismo. Deste modo, beber sumos naturais de fruta ou de vegetais em vez de refrigerantes é uma excelente maneira de potenciar o emagrecimento. Sem esquecer a ingestão de água, fundamental para hidratar o organismo. Se tem dificuldade em beber a quantidade diária recomendada, aromatize as suas águas e beba sem sacrifícios.

Tenha em atenção que cada uma das refeições diárias que fizer deve incluir uma fonte proteica, uma fonte de lípidos (gordura) e hidratos de carbono. Não deve esquecer também a inclusão de vegetais em todas as refeições (almoço e jantar).

 

Passo 4: Diminuir as porções

Verifique as porções que ingere, controlando as quantidades. Use um prato mais pequeno ao almoço e ao jantar ou, simplesmente, reduza a porção de comida no prato para metade. É importante regular o que se come e equilibrar as refeições de modo a manter o metabolismo ativo e emagrecer.

 

Passo 5: Praticar exercício

Aumente a atividade física para queimar calorias. Cumpra este objetivo através da prática de exercício cardiovascular regular. Pelo menos 30 minutos, durante 5 dias por semana, pode ajudar a alcançar os seus objetivos mais facilmente. Se tiver horários mais preenchidos e apertados, pode repartir a prática deste exercício, três vezes por dia.

Se optar por aumentar a prática de exercício físico de alta intensidade até 300 minutos (5 horas), pode ainda queimar mais calorias e perder ainda mais peso.

 

Emagrecer de forma sustentável, consciente e saudável, é a escolha certa. Se adotar no seu dia-a-dia, as cinco sugestões que hoje lhe deixamos, vai perder peso e ganhar saúde. Cuide de si, estime-se e tenha uma vida saudável.


Comentários

Comentários