Dieta: 5 formas de controlar resultados e aumentar a motivação!

Dieta: 5 formas de controlar resultados e aumentar a motivação!

dieta

Dieta é uma palavra que associamos a esforço. Não é fácil introduzir novos hábitos alimentares saudáveis, sobretudo se o nosso organismo se habituou a más práticas, açúcar em excesso e comida processada. A motivação é a chave para manter a dieta e atingir os seus objetivos. A melhor forma de se sentir entusiasmado é ir acompanhando os resultados graduais da sua dieta e perceber que, de facto, o esforço vale a pena e está a perder peso e volume! Neste artigo, damos-lhe a conhecer 5 maneiras de, sem ansiedade, acompanhar os seus resultados. Não só se sentirá mais motivado como saberá se tem de fazer novos ajustes.

 

1. Veja o ponteiro da balança diminuir

Mas sem que isso se torne uma obsessão! É natural que o nosso corpo sofra flutuações de peso de um dia para o outro, pelo que não deve cair na tentação de o controlar diariamente. Opte por fazê-lo de 5 em 5 dias e, preferencialmente, sempre à mesma hora: ao acordar, sem roupa, em jejum. Terá uma noção muito mais real dos resultados da sua dieta e verá como está a emagrecer.

Ao fazer um controlo diário, o resultado poderá ser inverso. É normal não diminuir de peso de um dia para o outro, mesmo quando seguiu a dieta à risca. No entanto, após 5 dias de dieta equilibrada, certamente verá resultados ao subir para a balança.

 

2. Meça o perímetro da sua cintura

Aqui também devemos seguir o mesmo princípio. Não é aconselhável medir o perímetro da cintura dia sim, dia sim, enquanto faz dieta. Faça-o no final de cada semana para que os resultados sejam, de facto, visíveis.

Para medir o perímetro da cintura, coloque a fita métrica em seu redor e verifique o resultado acima do umbigo. Não vale apertar: a fita métrica deve estar apenas a rodear a sua cintura.

Através deste resultado terá uma noção mais real do volume que perde já que, muitas vezes, espelha melhor o processo de emagrecimento do que a perda de alguns quilos. Por exemplo, se estiver a acompanhar a dieta com exercício físico, a gordura transformada em massa muscular torna-se mais pesada e, por isso, não permite que o ponteiro da balança desça de acordo com a diminuição do volume físico.

 

3. Escreva o seu diário alimentar

Sem que se torne uma obrigação, vá registando no seu diário alguns dos desvios que faz à dieta – não como forma de castigo, mas para não os esquecer e poder compensá-los com um dia de dieta mais regrada. Saber comer é saber compensar. Se hoje é dia de festa e lhe apetece algo doce, saiba que a chave do sucesso é poder compensar amanhã com uma alimentação mais rigorosa. A sua dieta não está perdida se, de vez em quando, se permitir a si próprio alguns mimos. A ansiedade que as dietas geram é, muitas vezes, causa de insucesso, pelo que importa levar o processo de emagrecer de forma saudável e nunca demasiado exigente.

 

4. Experimente roupas que já lhe estão grandes…

De vez em quando, recupere aquele par de calças que já está dois números acima e vista-os. Esta é uma forma de se elogiar a si próprio, evidenciando a sua boa forma física atual e perda de peso, fruto de uma dieta equilibrada, e de manter viva a ideia de comer saudavelmente para não voltar a vestir esse par de calças.

 

5. …e roupas que gostaria de voltar a usar!

Guardou aquele vestido vermelho na esperança de o poder voltar a usar? Agora que está de dieta, tente vesti-lo de ver em quando. Assim que lhe servir como uma luva, não terá coragem de desistir da dieta.

 

Uma dieta deve ser vivida sem ansiedade, por isso é muito importante encontrar fatores motivacionais que nos recordem o porquê de a termos iniciado. Ter noção das suas pequenas conquistas e de cada resultado positivo, no seu peso, no seu corpo e na sua saúde, que se refletem na sua qualidade de vida, é válido e é um dos caminhos que deve seguir. Encarar uma dieta de forma ligeira e, inclusivamente, divertida, é fundamental para o seu sucesso. Se tem mais sugestões sobre como encarar uma dieta com motivação, partilhe-as connosco! Gostávamos de ouvir a sua experiência num tema que é tão familiar a todos nós.

Está interessado em saber mais sobre saúde e bem-estar? Convidámo-lo a subscrever o nosso blog! Todas as semanas abordaremos novos assuntos e gostávamos de ouvir a sua opinião sobre eles.

Comentários

Comentários

Translate »