Exercício físico: 8 mitos e verdades surpreendentes!

Exercício físico: 8 mitos e verdades surpreendentes!

Exercício físico

Exercício físico é um tema que começa a interessar cada vez mais pessoas que querem mudar os seus hábitos e tornarem-se mais saudáveis. Há tanta informação diferente sobre este assunto que é natural que se sinta um pouco confuso e com dúvidas sobre qual o plano de exercício físico ideal para os resultados que quer atingir ou mesmo que truques utilizar para que realmente o exercício físico mostre resultados no seu corpo.

Por isso, selecionamos alguns dos mitos e verdades que ouvimos por aí e explicamos como é que estas práticas funcionam ou não.

 

1. Fazer exercícios de abdominais queimam gordura abdominal

Na verdade, o exercício que contenha exercícios localizados, como os abdominais, apenas trabalham o músculo e fazem com que ele se desenvolva mais rapidamente. O exercício físico que queima gordura abdominal, ou qualquer gordura corporal, é o cardio, ou seja, corridas, caminhadas, andar de bicicleta. Por isso, esta informação é um mito.

 

2. Fazer exercício físico com muita roupa ajuda a emagrecer

É muito comum relacionar a quantidade de suor que largamos ao fazer exercício com a quantidade de calorias que se gasta no treino. Por isso, é normal que vá encontrar esta informação em dicas para emagrecer mais rapidamente. Fazer exercício físico com muita roupa só vai fazer com que o seu corpo perca mais água (em forma de suor) mais rapidamente, desidratando-o. Isto não vai fazer com que queime mais calorias.

 

3. É impossível eliminar celulite com o exercício físico

Aqui, encontramos uma meia-verdade. A celulite não pode ser eliminada, mas pode ser suavizada. O exercício físico, como ajuda a circulação, vai diminuir o efeito visual da celulite na sua pele. E, por outro lado, os exercícios de musculação vão fortalecer a elasticidade da pele e prevenir que o seu corpo ganhe mais celulite.

Se quer combater a celulite, aposte no seguinte trio: beba muita água, faça boa alimentação e pratique exercício regularmente.

 

4. Os músculos precisam de algum tempo de descanso

Verdade. Os músculos também precisam de algum tempo para recuperar de uma sessão de exercício físico. Por isso, é que se recomenda a ingestão de proteínas e carboidratos para ajudar na recuperação do tecido muscular depois de exercício físico intenso.

 

5. É preciso treinar durante uma hora para ver resultados

Os resultados do exercício físico não são proporcionais às horas que treina. É claro que se fizer exercício físico intensivo vai queimar mais calorias do que se fizer um mais leve. No entanto, se ingerir no seu dia-a-dia mais calorias do que as que gastou, não interessa as horas que passa a treinar. Por isso, quando estiver a fazer o seu plano de exercício físico, lembre-se que tem que queimar mais calorias do que as que ingeriu e que os resultados vão variar consoante o tipo de exercícios e o nível de esforço que o seu corpo fizer.

Se o objetivo é emagrecer, o exercício físico não será suficiente. Terá que aliar uma dieta alimentar para que tenha os resultados que pretende. Um bom início poderá ser um plano de dieta de 7 dias.

 

6. Subir escadas em vez de usar o elevador serve de exercício físico

Apesar de não substituir, pode ser mais um tipo de exercício físico a considerar. Se utilizar as escadas no seu quotidiano, vai fazer algum cardio, enquanto melhora a sua resistência física.

 

7. Correr faz mal aos joelhos

Mito. As pessoas que praticam jogging não têm problemas nos joelhos só porque praticam esta atividade física. No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Nomeadamente, intercalar exercícios de musculação com a corrida. Este plano de exercícios vai fortalecer os seus músculos e prevenir futuras lesões.

 

8. Fazer alongamentos ajuda o corpo a recuperar mais depressa

Não necessariamente. Os alongamentos, antes e depois do exercício, não ajudam a que o corpo recupere a energia mais rapidamente. Contudo têm outro tipo de benefícios para o seu corpo. Os alongamentos antes do exercício ajudam a aquecer gradualmente os músculos para que depois não sofra uma lesão. Depois do exercício físico, os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade das articulações.

 

O exercício físico pode trazer vários benefícios à sua saúde e ao seu corpo, mas é preciso que saiba como o deve fazer e como aproveitar as vantagens dos seus resultados. Agora que já consegue identificar algumas verdades e mitos sobre o exercício físico, está na altura de fazer um plano completo que se adeque ao seu corpo e às suas necessidades. Vai ganhar saúde e energia e perder peso.

Se o exercício físico é um tema que lhe interessa, subscreva o nosso blog para que possa receber mais informações sobre como o praticar ou os seus benefícios. As suas dúvidas também são muito importantes para nós. Por isso, se quiser ver alguma questão respondida, deixe um comentário no formulário ou entre em contacto connosco.

 

 


Comentários

Comentários

Translate »