Smoothie de banana e cacau: delicioso, nutritivo e saudável!

Smoothie de banana e cacau: delicioso, nutritivo e saudável!

smoothie

O smoothie é uma bebida que está cada vez mais na moda e que, dependendo dos ingredientes escolhidos, pode ser bastante nutritivo e saudável. A receita que partilhamos hoje é simples, barata e muito prática. Escolhemos apenas ingredientes saudáveis e não há qualquer adição de açúcar. Nem é preciso! Fica uma bebida deliciosa, mesmo sem esse ingrediente. Um smoothie com sabor e poucas calorias, que poderá repetir sem peso na consciência.

 

Curiosidades sobre os ingredientes principais

A banana é uma fruta bastante nutritiva e muito utilizada em planos de dieta de emagrecimento, por ter bastante fibra. Cada 100g deste ingrediente contém 90 calorias.

É uma fruta rica em magnésio (que auxilia na prevenção de cãibras musculares), potássio (que contribui para baixar a pressão sanguínea) e vitaminas A, B e C. Por conter 3 açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) é também uma ótima fonte de energia. A banana tem ainda ferro, cálcio e zinco.

Relativamente ao cacau, é considerado um superalimento. Tal como a banana, também é rico em potássio, magnésio, cálcio e ferro. Contém flavonoides, que ajudam ao bom funcionamento do cérebro, uma vez que aumentam o fluxo de sangue e oxigénio para este órgão. É também considerado um alimento que promove o bom humor, pois contém dopamina, feniletilamina e serotonina. É, igualmente, rico em vitaminas A, B1, B2 e B3.

 

Ingredientes necessários para a preparação:

  • 1 banana congelada
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 chávena de bebida de vegetal da sua preferência
  • 3 pedras de gelo (opcional)
  • 1 quadrado de chocolate preto (opcional)

 

Notas:

– Sugerimos que corte a banana em pedaços, antes de a congelar. Deste modo, na altura de preparar, o processo de bater a fruta demora menos tempo.

– As quantidades ou ingredientes podem variar de acordo com as suas preferências.

 

Como preparar o smoothie:

  1. Coloque o cacau, a bebida vegetal, a banana e o gelo num liquidificador. Bata tudo até ficar com a consistência desejada. Se não tiver este utensílio, pode utilizar uma varinha mágica para bater todos os ingredientes do seu smoothie.
  2. Depois de pronta, sirva a bebida num copo.
  3. Raspe o quadrado de chocolate preto e coloque sobre o smoothie.

 

Como lhe dissemos inicialmente, esta é uma receita saudável e muito fácil de preparar. Naqueles dias em que não sabe o que fazer para o pequeno-almoço ou lanche, este smoothie pode ser a escolha ideal! Depois de experimentar esta receita, dê largas à imaginação e teste diferentes sabores. Troque ingredientes e faça smoothies a seu gosto.

 


Comentários

Comentários

Translate »