Cuscuz com cogumelos salteados, receita saborosa e saudável!

Cuscuz com cogumelos salteados, receita saborosa e saudável!

Cuscuz

Cuscuz é um ingrediente que permite fazer receitas simples e rápidas. Esta receita que partilhamos pode ser feita naqueles dias em que está com pressa ou sem ideias para cozinhar.
Por conter ingredientes de origem vegetal, esta sugestão é também adequada a quem segue uma dieta vegetariana.

 

Curiosidades sobre os ingredientes principais

O cuscuz é um prato típico do norte de África feito, sobretudo, à base de sêmola de trigo e água. Como tem um teor considerável de hidratos de carbono, é ideal para fornecer energia. No entanto, se optar por versões de cuscuz à base de sêmola de cereais integrais, conseguirá obter uma maior quantidade de fibra, que provoca uma sensação de saciedade por mais tempo.

O trigo é ainda rico em vitaminas A, B, D e K e minerais como magnésio, potássio, zinco, entre outros.
Relativamente ao segundo ingrediente principal, os cogumelos são uma boa fonte de proteína, selénio, fósforo e cobre. É também um alimento que pode ser incluído em dietas de perda de peso, pois tem baixo teor de gordura e poucas calorias (cerca de 30Kcal por cada 100 gramas).

 

Ingredientes necessários para a preparação:

  • Cogumelos, em quantidade da sua preferência
  • 200g de cuscuz
  • 3 cebolas
  • 20g de azeite ou outra gordura vegetal
  • Sal, pimenta e azeite
  • Salsa

Nota: as quantidades podem variar de acordo com as suas preferências. Se pretender trocar ou acrescentar outros legumes e temperos, também pode fazê-lo. O importante é compor um prato com ingredientes que goste.

 

Como preparar:

  • Coloque o cuscuz de molho em 225ml de água com sal. Deve fazer este procedimento alguns minutos antes de começar a organizar os ingredientes necessários para esta receita.
  • Prepare os restantes ingredientes. Lave bem os cogumelos, retire a parte que tem terra e comece a cortá-los. Faça o mesmo com cebolas, que devem ser cortadas em meias-luas.
  • Numa frigideira acrescente o azeite ou, se preferir, não adicione qualquer gordura e comece a saltear as cebolas junto com os cogumelos. Tempere a gosto.
  • Entretanto, numa panela a vapor, coza o cuscuz durante cerca de 5-10 minutos. Durante este processo, deve estar atento e ir mexendo com a ajuda de um garfo para evitar que os grãos fiquem colados.
  •  Após a cozedura, junte e envolva todos os ingredientes. Tempere com sal, pimenta, azeite e junte salsa de acordo com a sua preferência.

 
Nota: Pode cozinhar o cuscuz de uma outra maneira. Ferva durante 5 minutos água temperada com sal. Depois deite sobre o cuscuz e aguarde até a água ser totalmente absorvida. Após a absorção, solte os grãos com a ajuda de um garfo.

Como lhe indicamos no início, está é uma receita muito simples e prática. Pode ainda ser ajustada às suas preferências com a colocação de outros ingredientes. Lembre-se que o importante é fazer as escolhas certas para se alimentar de forma saudável e comer com gosto!

 


Comentários

Comentários

Translate »