Stress: reduza-o e tenha uma vida mais calma e de qualidade!

Stress: reduza-o e tenha uma vida mais calma e de qualidade!

stress

Stress não é uma moda, é uma realidade do quotidiano da maioria da população. O ritmo de vida acelerado, os horários rígidos, os prazos a cumprir ou as responsabilidades trazem ansiedade, nervosismo e geram situações de tensão, provocando até insónias. Neste artigo, vamos explicar-lhe melhor o que é o stress e dar-lhe alguns conselhos para o combater e reduzir.

 

O que é o stress?

O stress é uma reação do nosso corpo a algo que nos aconteceu, a mudanças drásticas ou a situações que sabemos que não vamos conseguir resolver e/ou controlar. O nosso organismo aumenta a produção de hormonas, como a adrenalina, o que gera um pico de tensão.

Em algumas pessoas, este provoca mesmo sintomas como dores de barriga ou cabeça, tonturas, dores no peito, queda de cabelo, hipertensão, entre outros.

Esta perturbação do equilíbrio emocional, se for frequente, não é benéfica para a nossa saúde.

 

4 dicas para ajudar a reduzir o stress

Para evitar problemas de saúde e reduzir os níveis de stress, deixamos-lhe aqui 4 dicas de boas práticas que deve adotar no seu quotidiano:

 

1. Durma bem

Uma das melhores soluções para o problema do stress é tentar dormir bem, ter uma noite calma e descansada. Isso ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade. O número de horas de sono recomendado varia de acordo com a faixa etária, mas na idade adulta devemos dormir entre 6 e 8 horas por dia.

 

2. Alimente-se de forma saudável

Pode não parecer, mas a sua alimentação influencia o seu bem-estar. Se ingerir grandes quantidades de alimentos refinados, pouco nutritivos ou com excesso de açúcar, terá tendência para um mal-estar após a refeição. Evite também consumir estimulantes, como o café e tabaco, pois aumentam o nível de stress.

O ideal é comer alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudem a reduzir a ansiedade. Frutas com vitamina C e antioxidantes, oleaginosas, legumes e cereais integrais são boas opções. Tente introduzi-los cada vez mais na sua dieta alimentar.

 

3. Faça alguma atividade física

Pode ser apenas uma caminhada, mas convém que se exercite. As atividades físicas, além de melhorarem a saúde, ajudam a reduzir significativamente o nível de stress. Fazer exercício é também uma excelente forma de nos distrairmos dos problemas do nosso dia-a-dia.

 

4. Dedique algum tempo só para si

Se não conseguir reservar entre meia a uma hora, por dia, para si, dedique algumas horas do fim-de-semana a fazer alguma atividade que goste bastante e que saiba que o vai relaxar. Pode ser um café com amigos, uma ida ao cinema, ler um livro, etc. O importante é que aprenda a dedicar algum tempo a abstrair-se do stress diário.

 

Alternativas naturais para combater o stress

Para além destas boas práticas, apostar em soluções alternativas e naturais, para contribuir na redução e combate do stress é uma excelente opção. Um exemplo que pode considerar são os suplementos Stress Calm e Stress Calm Sono. Estes incluem vários ingredientes naturais, entre os quais a flor de maracujá (Passiflora) e a Valeriana, ambas com efeitos calmantes.

Uma outra opção são chás, sobretudo de plantas com efeitos calmantes. Os mais frequentes e fáceis de encontrar são os de camomila, tília, hortelã e erva-doce.

 

Estes são alguns conselhos válidos para o ajudar a combater o stress mas o importante é que encontre as suas soluções para o conseguir reduzir. Cada pessoa saberá as causas do seu stress, as principais razões que o motivam e portanto há um caminho individual a fazer. O que importa é começar esse percurso para alcançar uma vida mais calma, saudável e benéfica, com um equilíbrio interno.

Coloque as nossas dicas em prática e preserve-se. Guarde sempre momentos para si e para relaxar, para se abstrair do mundo dos problemas, nem que seja durante apenas 10 minutos diários. Pense em si também! A sua vida e a sua saúde são importantes. O resto, mais cedo ou mais tarde, acaba sempre por se resolver.

 


Comentários

Comentários