Plantas medicinais: 7 exemplos cheios de benefícios e saúde!

Plantas medicinais: 7 exemplos cheios de benefícios e saúde!

Plantas medicinais

Plantas medicinais são procuradas muitas vezes para servir como alternativa a medicamentos. As propriedades destas plantas podem ajudar com vários problemas de saúde. Algumas especialidades, como a fitoterapia, utilizam essas propriedades para conseguir os mesmos resultados que os remédios mas de uma forma mais natural.

Conhecendo bem as potencialidades de cada planta medicinal, pode ter os benefícios da fitoterapia na sua casa. No entanto, como acontece com os medicamentos, é importante que saiba perfeitamente em que é que cada planta medicinal pode ajudar. Neste artigo, preparamos um guia com algumas plantas medicinais, focando as suas principais características e de que forma podem contribuir para o seu bem-estar. Se tem um jardim ou uma horta urbana, plante-as e tenha-as sempre à mão!

 

1. Alecrim

O alecrim tem propriedades que ajudam no combate à depressão. Os óleos essenciais desta planta medicinal, como limoneno e cânfora, fazem com que, no cérebro, a serotonina, dopamina e noradrenalina não se degradem. Como estes neurotransmissores são responsáveis pela sensação de bem-estar, o sentimento de depressão irá gradualmente diminuir.

 

2. Passiflora

Esta planta medicinal é ótima para problemas de ansiedade e insónias. A passiflora tem um forte poder calmante e é muito usada para uma ação sedativa e ansiolítica. Por isso, é que é a ideal para tratar problemas como:

  • Inquietação;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insónia;
  • Transtornos nervosos.

 

3. Camomila

A camomila é uma planta medicinal que também pode ser usada para efeitos calmantes mas os seus benefícios para a saúde não param por aí. Ingerida, a camomila pode ajudar com problemas digestivos, enjoos, cólicas e convulsões. Aplicada na pele, esta planta medicinal contribui para a melhoria de feridas, queimaduras, solares ou outras. Funciona ainda como um antialérgico.

 

4. Agrião

O agrião tem ação anti-inflamatória, principalmente no que diz respeito às vias respiratórias. As suas propriedades expetorantes ajudam a limpar as vias respiratórias e a expulsar o que poderá estar a causar a inflamação.

O agrião é também das poucas plantas medicinais que ajuda no combate à nicotina.

 

5. Alho

O alho é o aliado para ajudar a diminuir o colesterol alto e aliviar problemas circulatórios. As suas vitaminas A, B1, B2 e C, bem como o enxofre e iodo, são os responsáveis pelos benefícios que o alho pode trazer à sua saúde. Estudos mais recentes indicam até que o alho, consumido cru, pode funcionar como anticancerígeno.

 

6. Erva-cidreira

Se sofre de gases ou cólicas, a cidreira é a planta medicinal que procura. Pode usar esta planta para fazer chá e sinta o alívio nas cólicas e gases intestinais.

 

7. Eucalipto

O eucalipto é ótimo para quando está constipado. Esta planta medicinal ajuda a descongestionar o nariz e, ao dilatar os brônquios, facilita a saída da expetoração. A inalação do vapor das folhas de eucalipto ajuda quem sofre de problemas respiratórios como a asma e a bronquite. O chá das folhas de eucalipto também ajuda a diminui a febre e as dores de ciática.

 

Estas são algumas das plantas medicinais que vale a pena adotar no seu dia-a-dia para o seu bem-estar. Ajudam a combater alguns problemas de saúde, como insónia, cólicas intestinais, hipertensão, colesterol alto, constipações, entre outros. Não tenha dúvidas que apostar em plantas medicinais naturais é benéfico para si e para a sua saúde!

São imensas as plantas medicinais que existem, com diferentes propriedades e benefícios. Apenas colocamos aqui 7 exemplos. Se quiser conhecer mais plantas medicinais ou saber algo sobre uma em específico, fale connosco. Este é um dos assuntos, entre tantos outros, que abordamos aqui no nosso blog. Se quiser saber mais sobre saúde, bem-estar, práticas saudáveis ou rotina de vida saudável, subscreva o nosso blog.

 


Comentários

Comentários

Translate »