Colesterol: 6 dicas saudáveis para controlar os seus níveis!

Colesterol: 6 dicas saudáveis para controlar os seus níveis!

Colesterol

Colesterol é um assunto na ordem do dia. É um problema muito falado – afinal, 60% da população é afetada pelo excesso de colesterol no sangue. Sabemos que o tabaco, uma má alimentação, desequilibrada e pouco saudável, níveis elevados de stress, o sedentarismo e alguns fatores genéticos contribuem para o aumento dos níveis de colesterol no sangue, por isso a questão que se coloca é: como podemos preveni-lo?

 

O que é o colesterol, de onde surge e principais consequências!

Antes de abordarmos os hábitos preventivos mais saudáveis, importa perceber o que é, de facto, o colesterol e conhecer as suas consequências.

O colesterol é uma substância necessária para as funções vitais do nosso organismo. Faz parte do processo de produção das membranas celulares, das hormonas, da vitamina D e dos ácidos biliares.

O colesterol pode ter duas origens:

  • Uma parte substancial é o nosso organismo que produz, essencialmente o fígado.
  • Outra parte provém da alimentação sobretudo de produtos de origem animal.

 

O colesterol pode diferenciar-se em dois tipos:

  • O chamado “bom colesterol” (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL), responsável pela limpeza das artérias;
  • O “mau colesterol” (LDL ou lipoproteínas de baixa densidade), que tem um efeito contrário, ficando agarrado às paredes das artérias.

 

Para o seu bom funcionamento, o organismo necessita apenas de uma pequena parte do colesterol, depositando o restante nas paredes arteriais. Isto resulta na diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, que irá dificultar a circulação do sangue e a sua afluência aos diversos órgãos, podendo provocar:

  • Angina: Acontece quando o sangue, oxigenado, não chega na quantidade certa ao músculo cardíaco, causando uma dor no peito.
  • Enfarte do miocárdio: Acontece quando a obstrução da artéria coronária é total.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os níveis de colesterol devem manter-se abaixo dos 190 mg/dl. No caso de doentes de risco, recomendam-se valores abaixo dos 175 mg/dl.

 

Para manter os níveis de colesterol no sangue regulados, há hábitos saudáveis que todos devemos colocar em prática. Aposte nestas 6 dicas e sinta a diferença:

 

1. Ter uma alimentação saudável

O consumo excessivo de gorduras saturadas aumenta os níveis de colesterol no sangue. Evite as gorduras de origem animal presentes em alimentos como o queijo, manteiga, produtos de charcutaria, presunto e carnes gordas, especialmente carnes vermelhas. Evite também os produtos lácteos não desnatados.

Os alimentos ricos em fibra ajudam a expulsar o “colesterol mau”: arroz integral, frutos secos, couves e legumes.

Os peixes azuis, como a sardinha ou o salmão, contêm ácidos gordos ómega-3 que ajudam na regulação dos níveis de colesterol, pelo que é aconselhada a sua ingestão duas a três vezes por semana.

 

2. Praticar exercício físico

A prática regular de exercício físico aumenta o colesterol HDL e baixa o LDL, o mau colesterol. Para além disso, ajuda a regular o peso e a perder gordura, a controlar o stress, a diabetes e a pressão arterial, todos eles fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

 

3. Controlar o peso

O excesso de peso aumenta o colesterol.  Ao reduzir o peso, estará a aumentar os níveis de “bom colesterol” e a reduzir os níveis de “mau colesterol”.

 

4. Não fumar

Para além de todos os malefícios que frequentemente estão associados ao tabaco, acresce ainda o facto de diminuir o “bom colesterol” do organismo. As boas notícias são que, ao deixar de fumar, o HDL aumentará novamente.

 

5. Vigiar os níveis de colesterol regularmente

É importante vigiar os níveis de colesterol no sangue periodicamente já que falamos de um inimigo silencioso.

 

6. Diminuir os níveis de stresse e de ansiedade

Procure ocupar-se com atividades que lhe tragam satisfação durante, pelo menos, uma hora por dia. O exercício físico pode ser uma opção: faça uma caminhada, pratique um desporto de grupo com amigos ou, se preferir, inscreva-se num ginásio.

 

Com estas práticas saudáveis, não só manterá os níveis de colesterol no sangue baixos, como protegerá o seu organismo de outros fatores de risco.

Se ficou com dúvidas ou se tem alguma informação a acrescentar, convidamo-lo a deixar um comentário. Este blog foi feito a pensar na sua participação!

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