Ter e falar sobre uma boa saúde intestinal é ainda considerado um assunto embaraçoso, embora este seja um dos temas mais importantes da saúde humana.
Confuso? Nós ajudamos a entender.
Na verdade, não há hábitos intestinais estipulados como normal, uma vez que podem variar de pessoa para pessoa. Os movimentos intestinais variam de acordo com o seu grau de regularidade, cor, textura e dificuldade.
A frequência dos movimentos intestinais é variável de individuo para individuo. A cor das fezes é tipicamente escura, mas pode ser afetada pela alimentação – espinafre ou beterraba, por exemplo – e a forma deve ser alongada e cilíndrica.
O tipo e a forma das fezes pode ser avaliada de acordo com 7 tipos de fezes de acordo com o quadro de fezes de Bristol:
Se as suas fezes são frequentemente do tipo 1 ou 2, pode ter um problema de obstipação e deve obter conselhos médicos para corrigir o problema.
Se as suas fezes são com alguma regularidade do tipo 5 a 7, pode ter um problema de diarreia. (Saúde intestinal)
Quando os seus hábitos intestinais não são regulares, surge a prisão de ventre ou obstipação e a acumulação de fezes e toxinas pode prejudicar o bom funcionamento do organismo.
A Microbiota é o nome dado à população de microorganismos que vivem no nosso intestino.
São milhões de bactérias benéficas inofensivas que, todos os dias, desempenham um papel vital na digestão e na defesa do organismo contra outras bactérias patogénicas.
O equilíbrio da Microbiota pode ser afetado durante o processo de envelhecimento e consequentemente, a população mais idosa tem uma Microbiota diferente dos jovens adultos.
A composição da Microbiota é, regra geral, semelhante na maioria das pessoas saudáveis, porém a parte variável é largamente determinada pelo ambiente e pela nossa dieta.
Algumas das funções principais da Microbiota são:
Podem resultar alterações na Microbiota devido à variação de diversos fatores ambientais, incluindo a alimentação, toxinas, medicamentos e microorganismos patogénicos. De todos estes fatores, os microorganismos patogénicos são os mais prováveis de causar disbioses.
As disbioses, também chamadas de disbacterioses são um termo para descrever o desequilíbrio intestinal.
Estas disbioses maioritariamente afetam o trato gastrointestinal e estão potencialmente relacionadas com um número crescente de doenças e cada vez mais estão a ser estudas as relações entre estas doenças e uma Microbiota desequilibradas.
Existem muitas causas potenciais para a disbiose intestinal e, em geral.
Algumas destas disbioses podem ser causadas por: