Resolva os problemas de Obstipação - Prisão de ventre

Resolva os problemas de Obstipação – Prisão de ventre

Obstipação

A obstipação é um sintoma com um significado diferente para diferentes pessoas.

Habitualmente refere-se a dificuldade de evacuação, causada por dificuldades digestivas, alimentação inadequada, ansiedade, doenças nervosas, stress, sedentarismo, etc.

Além da retenção dos dejectos intestinais, os outros sintomas são: acúmulo de gases, alterações nervosas, falta de apetite, boca amarga, dores de cabeça e sonolência excessiva.

O funcionamento dos intestinos deve ocorrer na mesma frequência com que a pessoa se alimenta, e quando acontecem desequilíbrios nesse mecanismo, surgem diversas doenças no sistema digestivo: diversos tipos de cancro, dispepsia, gastrite, hemorróidas, ulcera gastroduodenal. No sistema vascular e circulatório: artrite, aterosclerose, doenças do coração, extremidades frias, reumatismo, etc. No sistema glandular: obesidade, doenças da tiróide, doenças dos ovários, seios, doenças do fígado, etc. No sistema nervoso: apatia, depressão, insónia, etc.

Perturbações cutâneas: acne, queda de cabelo, pele ressequida e opaca, urticária, etc.

A dieta moderna, baseada em alimentos “beneficiados” (arroz branco, farinha de trigo e açúcar refinados, etc.) não oferece ao organismo as fibras de que precisa para o processo gastrointestinal.

As fibras são encontradas em abundância no arroz integral, na farinha de trigo integral, no açúcar mascavo, no farelo, no germe de trigo, na aveia, nas frutas e hortaliças cruas etc. Evite alimentos à base de carne, embutidos, gordurosos e artificiais.

Para evitar ou combater a prisão de ventre são necessárias algumas mudanças no estilo de vida. Por exemplo, as refeições devem ser tomadas em horários regulares, sem pressa e em local tranquilo, e quando o intestino manifestar a necessidade de evacuar, atenda-o prontamente.

Durante o dia, beba água pura e fresca em abundância, porém jamais junto às refeições. Separe algumas horas do dia, ou algum dia da semana para a prática de actividades físicas moderadas, de preferência em locais abertos, junto à natureza.

Depois de um dia de trabalho extenuante, é fundamental no mínimo 8 horas de sono tranquilo e revigorante.

Tratamentos naturais contra a obstipação

À base de Hortaliças:

  • Beterraba – Sumo puro. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia.
  • Cenoura – Sumo puro. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia.
  • Quiabo – Incluir quiabo na alimentação, cozido em vapor e temperado com azeite e sal.

À base de Frutas:

  • Abacaxi – Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
  • Ameixa – Deixar ameixas-secas de molho durante 6 horas. Em seguida, beber a água e comer as ameixas.
  • Papaia – Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
  • Manga – Refeições exclusivas 3 vezes por semana.

À base de Plantas:

  • Bardana – Chá das folhas, flores e raízes (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 chávenas ao dia, adoçado com mel de abelhas.
  • Chapéu-de-couro – Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 5 chávenas ao dia, adoçado com mel de abelhas.
  • Sabugueiro – Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 chávenas ao dia, adoçado com mel de abelhas.

À base de Suplementos:

  • CASCARA SAGRADA – Cascara Sagrada envelhecida, colhida em estado selvagem. Eficaz contra a obstipação crónica. Favorece a eliminação.

 

Comentários

Comentários

Translate »