O Muesli, um excelente alimento

O Muesli, um excelente alimento

Para preparar uma refeição com muesli não necessita cozinhar. Desta forma, não se alteram as qualidades dos alimentos que o constituem. Contém uma grande variedade de elementos nutritivos (proteínas, glícidos, lípidos insaturados, vitaminas e minerais). Deve fazer parte da alimentação do adulto e da criança. Apresenta um sabor muito agradável. Deve ser consumido, pelo menos uma vez por dia, de preferência ao pequeno almoço. É um prato de fácil digestão.

Mas qual a origem do Muesli?

O MUESLI foi descoberto por Max Bircher-Benner, um médico suíço, pioneiro dos métodos de alimentação natural. Diz-se que foi durante as caminhadas que costumava dar nos Alpes suíços que descobriu esta forma de alimentação. Um dia ao final da tarde, quando passava junto de um refúgio para pastores um homem convidou-o para jantar. O que o pastor lhe oferecia era uma papa de trigo moído diluída com leite, adoçada com mel e também uma maçã, que deveria ser comida ao mesmo tempo.
O Dr. Bircher–Benner com curiosidade, perguntou, à quanto tempo utilizava aquele prato tão original e porquê comer a maçã também. O pastor acabou por lhe confessar que já tinha sido o pai dele a ensinar-lhe a preparar aquela refeição. Quanto à maçã, fazia com que a digestão fosse mais leve. O pastor tinha setenta anos, nunca tinha conhecido um médico.
Mas que tipo de alimentação fazia o pastor, foi o que o Dr. Bircher-Benner lhe perguntou de seguida. Bem o homem comia aquela papa duas vezes por dia, de manhã e ao fim da tarde, e ao almoço comia queijo, pão integral, maçãs e nozes. Aquele tipo de alimentação era utilizado por grande parte dos pastores dos Alpes, onde existem cereais, leite, fruta e nozes com fartura.
Estava descoberto o MUESLI, uma mistura de leite, farinha de aveia e bagas frescas (muesli de morangos , de mirtilos, etc.). Após várias experiências o Dr. Bircher-Benner introduziu em definitivo, o muesli nas refeições que aconselhava na sua clínica.
Actualmente, este muesli, é conhecido pelo ‘’Swiss muesli’’ e está divulgado no mundo inteiro.

Composição do Muesli?

O muesli é constituído por:
– cereais: aveia, trigo, soja, milho, vitaminas: A e E, B2, B12
– leite: vitaminas B2, sais minerais, lípidos
– mel: glícidos, ferro
– maçãs: potássio, vitaminas C, B1, glícidos
– nozes: proteínas, potássio, fósforo, vitaminas B1, B2
– limão: vitamina C e potássio

Devido aos ingredientes que o compõem, o muesli deve ser consumido logo após a preparação para manter todas as propriedades. Podem utilizar-se todo o tipo de cereais, sendo os de aveia usados com maior frequência.

Exemplo de muesli:

– 1 colher de flocos de aveia
– 1 colher de grãos de cereais triturados que pode conter flocos de trigo, arroz, cevada, centeio, milho, soja e misturar-se com levedura (rica em vitaminas do grupo B)
– A fruta deve ser fresca. As maçãs devem ser moderadamente ácidas.
– O leite pode ser substituído por iogurte

Comentários

Comentários

Translate »