Emagrecer: Descubra como funciona a Dieta dos Pontos!

Emagrecer: Descubra como funciona a Dieta dos Pontos!

emagrecer

Emagrecer é um tópico bastante procurado, principalmente nos meses mais quentes, quando o corpo está mais exposto. Por isso, é fácil optar por dietas loucas que prometem resultados bastante rápidos e significativos, com perdas de peso repentinas, mas que na sua grande maioria não são saudáveis.

Para que consiga emagrecer de forma saudável, precisa de escolher dietas que o ajudem a ter um maior controlo sobre o que ingere e a ter uma alimentação equilibrada. Por isso, neste artigo, damos-lhe a conhecer uma dieta que pode adaptar facilmente ao seu quotidiano, sem prejudicar a saúde: a Dieta dos Pontos.

 

Como funciona a Dieta dos Pontos?

A Dieta dos Pontos está a ganhar cada vez mais popularidade porque, de facto, consegue ajudar as pessoas a emagrecer ao mesmo tempo que inicia um processo de reeducação alimentar. Esta dieta tem tido mais sucesso do que as outras uma vez que funciona à base de pontos e pode comer quase tudo o que quiser, sem estragar os seus resultados.

Então, como é que esta dieta a ajuda a emagrecer? Cada alimento que ingere ao longo do dia corresponde a um número de pontos estabelecidos numa tabela. O objetivo é somar os pontos de cada alimento que ingere diariamente. O resultado não pode ultrapassar o valor indicado para si. Apesar dos pontos não estarem diretamente relacionados com as calorias de um alimento, estima-se que cada ponto corresponda a cerca de 3,6 calorias.

A tabela da Dieta dos Pontos está dividida em oito grupos: verduras e legumes; carnes, aves e frios; peixes e frutos do mar; grãos, cereais e raízes; massas, pizzas, tortas e sanduíches; gorduras e castanhas; pães e biscoitos; leite, iogurte, queijo e ovo. Para emagrecer, há especialistas que recomendam reservar 50% dos pontos para carboidratos, 15% para proteínas e 15% para gorduras saudáveis.

 

Quais os pontos que pode ingerir por dia?

Existem calculadoras online onde pode calcular o valor diário de pontos recomendado para si, com o objetivo de emagrecer. No entanto, se quiser perceber melhor como é que estes pontos são calculados e preferir fazê-los manualmente, tem que seguir estes passos:

  1. Multiplique a sua Taxa de Metabolismo Basal (TMB) com a sua Necessidade de Energia Diária (NED);
  2. Depois, divida por 3,6;
  3. Agora, calcule o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e subtraia ao resultado anterior.

No final, a fórmula a utilizar para calcular o valor de pontos que pode ingerir por dia deve ficar assim: . À medida que vai emagrecendo, deve refazer estes cálculos para adaptar a sua dieta até atingir o seu peso ideal.

 

3 Dicas para um melhor resultado

A Dieta dos Pontos tem várias vantagens. É das poucas dietas em que não há alimentos proibidos e permite flexibilidade para comer quase tudo o que quiser e, mesmo assim, emagrecer. No entanto, a liberdade em demasiada costuma ser propícia a exageros em demasia. Assim, damos-lhe três dicas essenciais para que esta dieta tenha realmente os resultados que pretende.

 

1- Evite muitas horas sem comer ou jejuns longos

Apesar desta dieta não excluir nenhum alimento da sua alimentação, não significa que possa comer à vontade alimentos calóricos, prejudiciais à saúde, mesmo que, no final do dia, não ultrapasse os seus pontos diários. Até porque, se assim for, muito provavelmente significa que teve que passar muitas horas sem comer ou que cortou alimentos essenciais para uma alimentação equilibrada.

Quando quiser ingerir um alimento mais calórico, programe as restantes refeições para que consiga mesmo assim manter uma alimentação saudável. Não se esqueça que para emagrecer é essencial que faça refeições de 3 em 3 horas e em pequenas quantidades.

 

2- Utilize todos os pontos diários recomendados

Frequentemente existe a ideia de que, se não atingir o valor dos pontos diários recomendados, consegue emagrecer mais depressa ou fica com crédito para o dia seguinte. A Dieta dos Pontos não funciona assim! O valor indicado nos cálculos que referimos acima é o que deve cumprir diariamente para que consiga ter resultados de uma forma saudável. Se consumir menos pontos diários irá prejudicar a saúde, se os ultrapassar não vai estar a cumprir o objetivo da dieta. Seja rigoroso nos números.

 

3- Alie a Dieta dos Pontos ao exercício físico

Como em todos os planos e dietas, a prática regular de exercício físico é uma das peças-chave para emagrecer. Reeducar a sua alimentação é apenas uma parte do trabalho. Fazer exercício físico é a outra parte que precisa.

 

Qualquer que seja a sua opção para emagrecer, uma coisa é certa: aliar uma alimentação saudável ao exercício físico é uma dupla vencedora. Na Dieta dos Pontos, encontra este equilíbrio com a vantagem de que não precisa de cortar totalmente os alimentos que aprecia comer. É por esta razão que os resultados costumam ser tão satisfatórios.

Aqui, no blog, procuramos trazer até si informações que a possam ajudar e motivar a ter um estilo de vida mais saudável. Por isso, subscreva o blog para receber conteúdos que a ajudem a emagrecer, com equilíbrio e saúde!

 


Comentários

Comentários

Translate »