Emagrecer: 5 etapas para perder peso com saúde!

Emagrecer: 5 etapas para perder peso com saúde!

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Emagrecer pode ser um processo longo, principalmente se tem muito peso a perder e não tem uma alimentação saudável nem pratica exercício. Muitas vezes, opta-se por dietas radicais com a esperança de emagrecer rapidamente, prejudicando a saúde.

Há etapas importantes que deve seguir para conseguir emagrecer com saúde, que têm o seu tempo de adaptação. Se tentar fazer tudo apressadamente e de uma vez, não só vai desmotivar, como perder o foco do seu objetivo: emagrecer.

 

Etapa 1: Fazer uma limpeza à alimentação

Se quiser emagrecer de forma cuidada e com saúde, esta é a primeira etapa. Faça uma avaliação à sua alimentação e tente eliminar alimentos tóxicos, que possam ser prejudiciais para a sua saúde. Normalmente, são os mais fáceis de detetar: alimentos processados ou industrializados, carregados de aditivos, os fritos, refrigerantes ou sumos, açúcar e doces em geral… Tudo o que não traga benefícios para o corpo ou para a saúde não o vai ajudar a emagrecer.

Nesta fase, adote bons hábitos que o ajudam a eliminar as toxinas do seu corpo e a emagrecer:

  • Beber muitos líquidos, principalmente água com limão e chás;
  • Comer frutas, como o abacaxi, com propriedades que ajudam a limpar o organismo;
  • Optar por alimentos que sejam ricos em vitamina E, ômega 3 e com propriedades antioxidantes, como as castanhas, o salmão e os frutos vermelhos, respetivamente.

 

Etapa 2: Queimar gordura corporal

Nesta etapa, o exercício físico vai ser o seu aliado para emagrecer. Comece a introduzir pequenas rotinas de exercício físico no seu quotidiano, com o objetivo de queimar o excesso de gordura corporal. Estabeleça objetivos a curto prazo, relativamente ao exercício físico. Por exemplo, nos primeiros 15 dias caminhar todos os dias durante 15 minutos. Depois, aumente para trinta minutos. No fim do mês, tenha como meta intercalar a caminhada com a corrida. E assim sucessivamente.

Os exercícios de cardio são ótimos para emagrecer, mas não descure a musculação. Inclua pequenos exercícios de musculação no seu treino, trabalhando diferentes zonas do corpo, braços, peito, pernas, costas, glúteos, barriga e abdominais.

 

Etapa 3: Dosear a ingestão de alimentos

Se ingerir alimentos saudáveis, mas não tiver em conta a sua quantidade e comer de forma desregrada, emagrecer vai ser uma tarefa difícil. No final de contas, para perder peso, tem que existir sempre um défice entre calorias ingeridas e gastas. Em média, uma pessoa adulta deve ingerir, no máximo, 1200 calorias. Este é um valor médio, mas deve calcular a sua necessidade calórica diária, para ter uma ideia de referência e não a ultrapassar, se quiser emagrecer.

Não precisa de contar calorias, de forma obstinada, se não for fácil para si. Há pessoas que gostam de o fazer, para ter o controlo, outras nem tanto. O que aconselhamos é que faça escolhas inteligentes. Coma de forma saudável, alimentos o mais naturais possíveis e de forma variada. Contudo, abuse dos que são menos calóricos, por exemplo, reduza na batata-doce, prefira a cenoura crua a cozida, abuse de pepino ou alface em saladas, coma menos bananas e mais mirtilos.

 

Etapa 4: Levar o exercício físico a outro nível

No início, quando começa a adotar todos estes hábitos a que o seu corpo não está habituado, emagrecer até lhe vai parecer fácil, na medida em que vai rapidamente notar resultados. Mas, inevitavelmente, o processo vai estagnar porque o seu corpo vai habituar-se a todos estes hábitos saudáveis.

Nesta fase, é aconselhável aumentar a intensidade do exercício físico para que consiga continuar a emagrecer. Como, por exemplo:

  • Aumentar as repetições de um exercício e a sua carga;
  • Realizar movimentos até que não consiga fazer mais nenhuma repetição;
  • Fazer treinos de intensidade;
  • Diminuir os descansos entre séries e exercícios;
  • Trabalhar o maior número de músculos simultaneamente;
  • Intercalar o cardio e a musculação;
  • Sair da zona de conforto.

 

Etapa 5: Reduzir o stress

Um modo de vida agitado e muito stressante pode ser uma das causas para o aumento de peso. Para que consiga realmente emagrecer, é necessário reduzir a quantidade de stress na sua vida. Muitas vezes, isto não é possível, por isso é importante que guarde alguns momentos para si e para o seu corpo.

Ter uma boa noite de descanso é essencial para emagrecer de forma saudável. O ideal é dormir entre 7,5 a 9 horas, por noite, e, nessas horas, eliminar todas as distrações que podem interromper o seu sono.

A meditação também deve ser um hábito a adotar nesta etapa do processo. Para emagrecer ou chegar a um peso ideal, é importante também tratar da sua saúde mental e emocional para que consiga cada vez mais mudar os seus comportamentos. Corpo são, mente sã!

 

Estas são as etapas pelas quais deve passar para que consiga emagrecer com saúde. Cada etapa é importante para o seu corpo se adaptar ao novo estilo de vida. Lembre-se que emagrecer tem que ser um objetivo a longo prazo, complementado com objetivos realistas e mais curtos.

Para nós, a sua saúde e o seu bem-estar são muito importantes. Por isso, trazemos-lhe conteúdos que o possam alertar sobre problemas de saúde e informar acerca de hábitos mais saudáveis que deve adotar. Se emagrecer é um dos seus objetivos, subscreva o nosso blog para receber informações que a vão ajudar, não descurando a sua saúde, sem recurso a dietas loucas.

 


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