Alimentação: que influência tem na nossa saúde e bem-estar?

Alimentação: que influência tem na nossa saúde e bem-estar?

Alimentação

A alimentação é um tema cada vez mais discutido: que alimentos fazem bem, quais os que devemos evitar, quais as melhores práticas alimentares… Ouvimos cada vez mais pessoas a dizer que vão passar a ser mais saudáveis e que para isso vão melhorar a alimentação ou que vão escolher alimentos que façam melhor à sua saúde. Mas, afinal, qual é a relação entre os alimentos, a nutrição, a saúde e o bem-estar que toda a gente fala?

 

A importância da alimentação

A alimentação é uma das peças essenciais para o nosso corpo funcionar. É através da alimentação que obtemos energia e outras substâncias que o nosso corpo precisa. O nosso organismo precisa de uma alimentação que contenha proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e água, ou seja, uma alimentação bem rica e variada. Só assim nos sentimos bem física e mentalmente.

Com o ritmo de vida cada vez mais acelerado, é muito mais fácil ingerir alimentos processados, pobres do ponto de vista nutricional, ricos em gorduras saturadas e aditivos e com excesso de sal. Como esses alimentos são a única fonte de energia para o nosso corpo, ele vai absorver todas essas más substâncias fruto dessa alimentação pobre e desequilibrada. A longo prazo, estas más práticas alimentares vão ter sérias consequências no funcionamento do nosso organismo, originando doenças de diversa ordem. A saúde será penalizada, o sistema imunitário também, o que se irá refletir no bem-estar físico e mental. Vai sentir-se mais cansado, sem energia, triste e com mau humor.

 

Uma alimentação saudável, equilibrada e natural

Uma alimentação equilibrada deve ser a mais rica e completa possível, ou seja, deve conter um pouco de todos os setores da roda dos alimentos: cereais, derivados e tubérculos, hortícolas, frutas, laticínios, carne, peixe e ovos, leguminosas, gorduras e óleos. Acredite que se for diverso na sua alimentação, incluindo vários alimentos destes grupos, vai sentir os resultados na sua saúde e no seu bem-estar físico. Uma alimentação saudável, variada e natural é tudo o que o nosso organismo precisa para estar bem.

Cada alimento é responsável por uma função no nosso organismo, por isso, eles estão essencialmente divididos em três grupos.

  • Alimentos construtores

Neste grupo, estão incluídos o leite e derivados, a carne, o peixe e os ovos. Numa alimentação equilibrada, estes alimentos vão renovar e construir os tecidos que se desgastam no dia-a-dia.

  • Alimentos energéticos

Estes alimentos fornecem energia ao nosso corpo e por isso são essenciais numa alimentação saudável. Estamos a falar do pão, dos frutos secos, dos legumes, da massa, do arroz, entre outros. Se cortarmos radicalmente nestes alimentos, o nosso corpo não vai ter energia para funcionar.

  • Alimentos reguladores

Estes alimentos são a base de uma alimentação saudável porque vão garantir que o organismo faz o seu papel como deve ser. As verduras e as frutas são os alimentos deste grupo e são responsáveis por fornecer ao organismo vitaminas, sais minerais e água, que regulam o seu funcionamento.

 

O peso das calorias na alimentação

Contar calorias é uma prática associada ao controle de peso. A ideia é contar as calorias ingeridas para não ultrapassar um limite diário estipulado e não correr o risco de ficar com excesso de peso e gordura corporal. Contudo, é importante saber que a nutrição e o nosso organismo não são uma regra de matemática e nem tudo é assim tão linear.

A nutrição utiliza as calorias como medida para indicar a quantidade de energia que cada alimento fornece. Quase todos os alimentos têm calorias e elas são boas para o nosso corpo. A regra é que quanto mais calorias ingerimos, mais energia vamos ter. Se tiver uma vida ativa e praticar exercício físico, consegue gastar essa energia. Por isso não há problema nenhum em ingerir uma grande quantidade de calorias. Contudo, se for mais sedentário, é melhor ter na sua alimentação uma quantidade equilibrada de alimentos energéticos. Não se pode olhar para as calorias como uma regra sem analisar o estilo de vida de cada um.

Por outro lado, as calorias não devem ser o único fator a ter em atenção quando se escolhe um alimento. Há alimentos que só contém calorias vazias porque são pobres do ponto de vista nutricional. Fornecem muita energia mas estão carregados de más substâncias, como referimos acima. Estes alimentos, associados muitas vezes à comida processada e fast food, só contribuem para o aumento do peso da gordura corporal. Danificam a saúde, prejudicam o nosso organismo. São uma péssima escolha, mesmo que possam ter menos calorias do que um outro alimento natural. Faça escolhas conscientes, muito para além das calorias.

A alimentação está intimamente ligada à nossa saúde e bem-estar. Se a nossa alimentação não for saudável e equilibrada, vai repercutir-se no funcionamento do nosso organismo, na nossa saúde e no nosso bem-estar.

 

Nós somos o que comemos.

Nós somos cada vez mais as escolhas alimentares que fazemos todos os dias. Fazer uma alimentação o mais variada e natural possível, é ingerir saúde e bem-estar.

Este é apenas um, entre tanto assuntos que abordamos no nosso blog. Se a alimentação saudável, saúde e bem-estar são temas que lhe interessam, subscreva o nosso blog. Todas as semanas publicamos novos artigos.

 


Comentários

Comentários