11 Ervas Saudáveis para Remédios Caseiros

11 Ervas Saudáveis para Remédios Caseiros

11 Ervas Saudáveis para Remédios Caseiros. A fitoterapia é um método terapêutico que utiliza as plantas, mais exactamente, a parte activa destas, na prevenção, alívio e cura de certas doenças. Assim sendo, muitas vezes podemos já ter um remédio natural guardado na dispensa, mesmo à mão de semear, rápido e pronto a utilizar (sem os produtos químicos, preços elevados e contra indicações que normalmente encontramos associados a alguns medicamentos).

Aqui fica uma lista de 11 ervas, com os benefícios que podem trazer-nos, no combate a pequenos grandes contratempos do dia-a-dia, como diabetes, acne, cancro, entre outras doenças:

Rosa
Pétala de rosa em conserva pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM, reduzindo a irritabilidade e as cólicas menstruais. Inalado a partir de um difusor, o óleo de rosa pode ser usado para aliviar alergias ou asma, raiva, depressão, sentimentos de ressentimento, ciúme e tristeza. Ajuda ainda a reduzir dores de cabeça.

Urtiga
A urtiga é conhecida por combater a inflamação, e também pode ajudar contra a comichão e olhos vermelhos. Procure cápsulas de folhas de urtiga ou chá em ervanárias e dietéticas.

Gengibre
O que há de tão especial sobre gengibre, além do bom aumento de energia que confere à sua comida? O gengibre estimula o corpo a liberar as enzimas apropriadas para quebrar o alimento para que os nutrientes podem ser facilmente absorvidos – um óptimo remédio para náuseas e enjoos.

Trevo vermelho
Chá de trevo vermelho tem antioxidantes que podem ajudar a metabolizar as toxinas linfáticas que entopem o seu corpo, purificando-o. Pode melhorar a drenagem linfática, bem como estimular a função renal e hepática. Dois órgãos importantes na eliminação de toxinas do organismo.

Hortelã-pimenta
Para aliviar a coceira nos olhos, use um saquinho de chá de hortelã como uma compressa quente para lavar os olhos. Coloque o saco de chá em água quente por 30 segundos, deixe arrefecer até ficar morno e coloque-o suavemente sobre as pálpebras durante 5 a 10 minutos.

Flor de Magnólia
A flor de magnólia é uma erva eficaz contra alergias e situações de sinusite. Muitas vezes combinada com outras ervas tradicionais, a magnólia pode trazer um alívio temporário da congestão nasal, espirros, comichão e lacrimejamento. Pode ser tomada em forma de suplemento de magnólia, em formulações com outras ervas, ou em chá.

Neem
O óleo de Neem alivia a pele seca e acalma a pele irritada, comichão e vermelhidão. Ajuda a tratar infecções fúngicas, piolhos, couro cabeludo seco, caspa, embranquecimento prematuro dos cabelos, gengivites e doenças de pele. Neem tem a capacidade de melhorar a saúde geral da pele, combatendo as bactérias que causam espinhas e acne.

Alho
O alho tem sido mostrado para reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol. De acordo com o National Health and Medical Research Council, consumir metade de um dente de alho por dia pode reduzir o colesterol em cerca de 10%. O seu hálito pode sofrer, mas o seu coração vai agradecer!

Dente-de-leão
Por conter flavonóides, as suas folhas e raízes podem ser usadas para limpar o fígado. Auxilia ainda no tratamento de doenças como diabetes, acne, cancro, anemia, hipertensão, problemas da vesícula biliar, sintomas pré-menstruais, como inchaço, retenção de líquidos, ganho de peso e desordens urinárias.

Alecrim
Tem uma grande capacidade de estimular os sistemas digestivo, circulatório e nervoso, o que ajuda a limpar o nosso corpo. Além disso, por si só, o alecrim possui enzimas digestivas, o que o torna bastante útil para a resolução de problemas de estômago, azia e má digestão.

Salsa
Muito mais importante do que o seu baixo status como um enfeite no prato, a salsa tem um dos mais altos níveis de clorofila, o que pode ajudar a aumentar a imunidade, reduzir a inflamação e as toxinas. Além disso, a salsa contém ácido alfa-linolénico, mais conhecido por ómega-3, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e artrite.

Comentários

Comentários

Translate »